Segundo pesquisa do IAB Brasil, que não é o Instituto dos Arquitetos do Brasil, mas uma associação de publicidade, mercado ao qual se destina. O que e como os leitores consomem informações na internet é assunto para outra pesquisa. O fato é que esse novo hábito muda tudo, não só na publicidade, mas também no jornalismo, e afeta todos os setores. Ao contrário da TV, que exige atenção total e passiva, a internet pode nos acompanhar o dia inteiro, enquanto fazemos outras coisas, e nela somos ativos. Um dos motivos dessa mudança talvez seja a qualidade da informação obtida na internet, comparada à informação controlada que a televisão oferece, como mostra a cobertura da CPMI do Cachoeira: enquanto a velha imprensa seleciona o que vamos saber, a nova nos possibilita escolher.
Do saite do IAB Brasil.
A internet já faz parte do dia a dia do brasileiro!
O Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), apresentou hoje (10/5/12) no evento ProXXIma 2012 os resultados da pesquisa "Como 80 milhões de brasileiros acessam a internet no Brasil", desenvolvida em parceria com a comScore. O estudo visa a compreender a audiência online no Brasil, tanto em termos de seu envolvimento com a Internet e os diversos tipos de tecnologia quanto das percepções e atitudes em relação à publicidade digital. (...) Mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na internet por vários dispositivos, enquanto apenas 25% usam o mesmo tempo assistindo TV. A internet também é a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%. Além de ser considerado o meio mais importante para 82% dos entrevistados (85% mulheres e 79% homens). Em casa, a internet é sempre a mídia mais acessada, sendo 89% no período da manhã, 78% à noite e 73% em outros momentos do dia. Da mesma forma, a web é a mídia mais usada em todos os demais lugares e situações de um dia típico: 60% trabalho; 52% na casa de amigos ou familiares; 44% escola; 44% restaurantes e cafés; 43% reunião com amigos; 34% shoppings. (...) Além disso, 61% dos brasileiros usam frequentemente o computador enquanto veem TV, sendo que as mulheres são mais propensas que os homens neste uso paralelo (32%).
A íntegra.