Mas com muita propaganda e apoio dos ricos e políticos que se locupletam. Desde a administração Pimentel e durante toda a administração Lacerda ouvimos e vemos a propaganda de grandes obras definitivas, da prefeitura e do governo do estado. Graças a elas Pimentel, Lacerda, Aécio e Anastasia foram eleitos, mas o caos urbano só aumentou e até a "grande" imprensa amiga é obrigada a reconhecer. Desta vez é o Hoje em Dia, há algumas semanas foi a revista Viver Brasil. Ontem, me dizem, Lacerda inaugurou a obra da Savassi, que além de muito demorada e cara (14 meses e R$ 10,4 milhões para fechar um quarteirão e fazer passeios novos!) e de levar ao fechamento de inúmeras lojas, ficou péssima para o pedestre -- as faixas de travessia de pedestres, por exemplo, acabam diante de obstáculos como árvores, canteiros e novos imenos postes; da mesma forma os passeios ao redor da praça são interrompidos e estreitados pelos canteiros, obrigando o pedestre a dar voltas, e em horários de pico não comportam todo os pessoal que transita ali. E aquelas fontes de gosto duvidoso? Durante quanto tempo vão funcionar, antes de virarem poços? Que o nome do homenageado esteja grafado errado nas placas é bem a cara esculachada da administração Lacerda. Enfim, logo logo tudo precisará ser refeito, quando tivermos a felicidade de ter um prefeito mais competente. Não bastasse os defeitos na praça, a reforma deixou os quarteirões em torno piores do que estavam, pois foram atingidos pela obra e depois não foram sequer consertados. Na esquina de Paraíba com Cristóvão Colombo, por exemplo, há grades "esquecidas" no meio do passeio e a faixa de pedestre termina também em grades! Enfim, uma obra sem pé sem cabeça, cuja única utilidade é servir de propaganda eleitoral. A matéria abaixo diz que as autoridades não têm soluções imediatas para os problemas do trânsito. Será simples incompetência? Obras no trânsito fazem parte do processo capitalista de beneficiar empreiteiras e formar caixa de campanha para os políticos, por isso os governos sempre têm recursos para elas, embora não tenham, por exemplo, para pagar salários dignos aos professores das escolas públicas ou para manter um bom sistema de saúde. O ex-prefeito Pimentel responde a processo por comprar "câmaras de vigilância" sem licitação e com superfaturamento. Para isso também o dinheiro aparece, como se lê abaixo. Por que será? Aposto cem mil réis que a propaganda eleitoral vai bater na tecla de que a cidade está cheia de obras como jamais antes e que para elas terem continuidade é preciso reeleger Lacerda.
Do jornal Hoje em Dia.
Trânsito caótico e sem solução da Prefeitura de Belo Horizonte Motoristas e passageiros não conseguem fugir de congestionamentos e BHTrans não tem respostas para o problema Raquel Ramos
O caos no trânsito de Belo Horizonte parece não ter fim. A cada dia, novas obras e intervenções são feitas na cidade e impactam diretamente no fluxo de veículos. Os principais corredores já estão saturados e com intervenções em andamento, como nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Tereza Cristina (Boulevard Arrudas). A previsão é de mais transtornos, já que a avenida Santos Dumont também será fechada e 20 mil veículos terão que buscar outras rotas, complicando ainda mais o trânsito no Hipercentro. Para piorar, na próxima segunda-feira está prevista uma greve dos metroviários, que deve travar ainda mais o trânsito. As autoridades não têm respostas para o problema a curto e médio prazo. A única solução apontada pela BHTrans para amenizar o caótico trânsito de BH se limita à ampliação do número de câmaras de monitoramento, novos painéis de mensagens variáveis e dispositivos móveis de comunicação para os agentes em rua. As propostas, que fazem parte da modernização do Centro de Controle Operacional (CCO), estão previstas para ser concluídas apenas no final de 2013.
A íntegra.