quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cantor negro é detido em Belo Horizonte por protestar em comemoração da Abolição

Enquanto Dilma instala a Comissão da Verdade, PM mineira demonstra que espírito da ditadura continua, subindo ao palco e tentando prender jovem cantor que protestou contra despejo de pobres sem moradia. 124 anos depois do fim da escravidão e 27 anos depois do fim dos governos militares, nas Minas Gerais de Aécio-Anastasia e Lacerda-Pimentel liberdade de expressão ainda é "descato".

Do blog Fora Lacerda!
O que temos a comemorar?
Matheus Costa Almeida, militante do PSTU-BH.
Nada. Diante do ocorrido nessa noite de domingo em Belo Horizonte, podemos dizer que nossa luta só está no inicio. O evento era o Palco Hip-hop, em sua segunda edição, onde vários artistas independentes de hip-hop da cidade estavam se apresentavam. Entre eles o Duelo de Mcs, Mc Monge, Arezona e muitos outros, incluindo grafiteiros, Bboys e Djs. Tendo como fechamento do festival o rapper Emicida, já conhecido por seu apoio aos movimentos sociais e de luta por moradia.
O show começa e Emicida, de prontidão, manda uma mensagem de apoio a Ocupação Eliana Silva (que na sexta, dia 11, foi brutalmente desocupada pela PM-MG a mando da prefeitura), denunciando o papel da polícia e dos políticos de fazer despejos de famílias humildes da periferia. Logo após a fala inicia seu show com a música Dedo na Ferida, que trata exatamente sobre esse tema. O show continua e quando menos se espera a polícia começa a subir no palco para prender Emicida por desacato.
Desacato? Pois essa era a pergunta que todos se faziam. Uma manifestação política verbal sobre um fato ocorrido chamada de desacato? Os tempos da ditadura já não teriam passado?
A íntegra.