quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Galpão prepara nova montagem: Os gigantes da montanha, de Pirandello

Do blog do Galpão.
Preparativos para a montagem dos Gigantes
por Eduardo Moreira, 27 de setembro, 2012
Começamos os trabalhos com os Gigantes. Além das leituras do texto, estamos nos debruçando nas outras obras de Pirandello. Como sempre, esbarramos numa enorme deficiência de traduções brasileiras. Se pensarmos que autores consagrados como Tchékhov e Pirandello apresentam essa carência, podemos imaginar o que acontece com outros autores menos conhecidos. O mercado editorial brasileirto em geral, e especialmente na área de teatro, é uma calamidade. Só para dar um exemplo, das últimas peças de Pirandello, especialmente as escritas depois da sua relação com a atriz Marta Abba, nehuma delas (exceto os "Gigantes da montanha") tem tradução brasileira.
A íntegra.

2 comentários:

  1. OS GIGANTES ADORMECIDOS
    Critica Espetáculo


    O Grupo Galpão volta ao teatro de rua com o espetáculo “Os Gigantes da Montanha”. Com texto de Luigi Pirandello e direção de Gabriel Villela, a montagem trás figurinos ricos em detalhes e significados e um cenário primoroso que coloria a noite belorizontina, contudo, mesmo com todos esses elementos, nossos gigantes do teatro não conseguiu trazer de volta a magia cênica que se viu em montagens como Romeu e Julieta, Um Molière Imaginário e Rua da Amargura.


    A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Tudo começa muito bem com um coral de vozes unissom que anuncia uma noite de grandes emoções, mas, infelizmente, o que se vê posteriormente são cenas enfadonhas e desconexas, muito aquém do já realizado em peças anteriores pelos nossos gigantes do teatro mineiro, transformando a encenação de Os Gigantes da Montanha em uma sequência de interpretações monocórdias e repetidas.


    Desde o espetáculo Eclipse, o Grupo tem optado em trabalhar uma linguagem não linear em busca de um surrealismo lírico, contudo, o que se nota em Os Gigantes da Montanha é uma total despreocupação da encenação com que o texto chegue ao público. Isso talvez justifique os rumores de espectadores ao redor sobre não estar entendendo onde a peça queria chegar, ou até mesmo seja um dos motivos pelo qual dezenas de pessoas abandonaram a Praça do Papa no decorrer do espetáculo, possivelmente saudosos da brasa que ardia em encenações que outrora ocorreram naquele mesmo lugar, mas também uma enunciação clara de que não embarcaram na proposta.


    A musicalidade, sempre presente no histórico da trupe se apresenta como elemento fundamental na tradução do universo da fábula para o teatro popular de rua, contudo se por um lado conseguem encantar o público cantando em conjunto, seus números solos vão bem na contramão dessa via sonora. Rodolfo Vaz que desempenhou papéis brilhantes fora do Galpão, como em “O Amor e Outros Estranhos Rumores” e “Antes do Silêncio”, não consegue repetir a maestria em “Os Gigantes da Montanha”. E nem mesmo a boa execução na cena do enforcado consegue apagar o estrago sonoro causado após cantar sua música solo. O mesmo não acontece com o solo de Regina Souza ao interpretar Madalena – que traz a cena um dos momentos auges do espetáculo –, e no solo de Eduardo Moreira, que mesmo tendo um coral de vozes femininas ao fundo canta com suavidade.


    Tarimbada, Inês Peixoto interpreta a condessa Ilse, personagem central da fábula, e mostra em cena toda sua experiência do teatro de rua no que se refere a interação com a plateia, contudo, não consegue fugir dos marcantes estereótipos vocais e gritos histéricos, que já vem lhe acompanhando em montagens como em seu recente trabalho no espetáculo “Till”. Não obtante, essa não é uma característica notada apenas na interpretação de Peixoto, mas também na de vários outros atores, como é notório em Antonio Edson que pega emprestado de seu Tio Vânia várias das entonações utilizadas em seu personagem Cromo, tornando a encenação apenas mais um monte do mesmo.


    Apesar desses atropelos, Os Gigantes da Montanha possui muitos méritos visuais como o deslumbrante cenário feito de madeira de demolição ou mesmo seus figurinos recortados por tecidos trazidos da Ásia, do Peru e de outros cantos do Brasil, que exemplificam o cuidado e os investimentos com a produção do espetáculo. Porém, nem todos esses artifícios foram suficiente para acordar nossos gigantes que pareciam adormecidos nessa noite de 30 maio, mas mesmo assim conseguiu prender até o final grande parte do seu público fiel. Ao meu lado duas espectadoras perguntaram: “Qual o nome desse espetáculo?” Isso nos leva a refletir sobre a responsabilidade da trupe em carregar uma marca tão forte, pois talvez o Grupo Galpão não seja o sabor da nova geração, mas certamente traz consigo um sinônimo de qualidade artística, que arrasta multidões e, por todo esse histórico, merecem nossos aplausos.

    Tia Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Os Gigantes da Montanha é decepcionante. O Galpão continua mágico e extraordinário com sua mistura de gêneros e artes, suas soluções dramáticas, seus figurinos e cenários, seus atores cada vez melhores. No entanto, há algum tempo não transmite uma mensagem tão forte como em Romeu e Julieta ou tão direta como nas suas primeiras peças de rua. "Sobre que mesmo é esta peça?" é talvez a pergunta que ficou na mente dos milhares de espectadores que correram apaixonadamente à Praça do Papa nas noites frias do último fim de semana. Serve de consolo que os espetáculos montados pelos filhotes do Galpão têm o mesmo frescor criativo dos primeiros tempos do grupo.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.