quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Produção agroecológica em Minas Gerais

Do Portal Minas Livre.
MAB inaugura unidade de produção agroecológica em Indaiabira
Thiago Alves 
Cerca de 100 pessoas participaram na manhã desta terça-feira (11/9/12) em Indaiabira do ato político de inauguração da primeira unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) construída em áreas organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Minas Gerais.
O Pais consiste, basicamente, em uma horta circular, com um galinheiro no centro ligado a uma área de pasto para as galinhas e um pomar em torno deste sistema. A irrigação é feita através do gotejamento que utiliza água de forma muita econômica e eficiente, uma alternativa com grande viabilidade para regiões que sofrem com a seca. A primeira unidade foi construída na propriedade de Pedro e Isabela, moradores do Curral Velho, comunidade ameaçada pela Barragem de Berizal.
Na abertura do ato Mateus Vaz de Melo, militante do MAB na região, apresentou como funciona a unidade de produção e falou sobre sua importância tanto para "manter viva a agricultura familiar, responsável por boa parte da alimentação do povo brasileiro, quanto para garantir não só a segurança e a soberania alimentar, mas também a geração de renda no campo". Mateus também insistiu que o Pais "resgata o trabalho coletivo como princípio para a produção camponesa, além de dar visibilidade para o trabalho das mulheres".
Vilson Ramos, Secretário de Agricultura de Taiobeiras, salientou que a iniciativa contribui na melhoria da qualidade vida da população por produzir alimentação saudável e gerar renda para as famílias. Também lembrou que o Pais pode ser potencializados por outros programas governamentais como o Pronaf B, sendo esta uma boa oportunidade para os agricultores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras, Geraldo Caldeira, destacou que "diferente de outros programas vindos para a região, este atende o interesse dos pequenos e não apenas de grandes produtores e também das mineradoras". Ele colocou o STR a disposição do MAB confirmando a parceria com o Movimento na luta contra os grandes empreendimentos na região.
A íntegra.