Do Portal Minas Livre.
MAB inaugura unidade de produção agroecológica em Indaiabira
Thiago Alves
Cerca de 100 pessoas participaram na manhã desta terça-feira (11/9/12) em Indaiabira do ato político de inauguração da primeira unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) construída em áreas organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Minas Gerais.
O Pais consiste, basicamente, em uma horta circular, com um galinheiro no centro ligado a uma área de pasto para as galinhas e um pomar em torno deste sistema. A irrigação é feita através do gotejamento que utiliza água de forma muita econômica e eficiente, uma alternativa com grande viabilidade para regiões que sofrem com a seca. A primeira unidade foi construída na propriedade de Pedro e Isabela, moradores do Curral Velho, comunidade ameaçada pela Barragem de Berizal.
Na abertura do ato Mateus Vaz de Melo, militante do MAB na região, apresentou como funciona a unidade de produção e falou sobre sua importância tanto para "manter viva a agricultura familiar, responsável por boa parte da alimentação do povo brasileiro, quanto para garantir não só a segurança e a soberania alimentar, mas também a geração de renda no campo". Mateus também insistiu que o Pais "resgata o trabalho coletivo como princípio para a produção camponesa, além de dar visibilidade para o trabalho das mulheres".
Vilson Ramos, Secretário de Agricultura de Taiobeiras, salientou que a iniciativa contribui na melhoria da qualidade vida da população por produzir alimentação saudável e gerar renda para as famílias. Também lembrou que o Pais pode ser potencializados por outros programas governamentais como o Pronaf B, sendo esta uma boa oportunidade para os agricultores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras, Geraldo Caldeira, destacou que "diferente de outros programas vindos para a região, este atende o interesse dos pequenos e não apenas de grandes produtores e também das mineradoras". Ele colocou o STR a disposição do MAB confirmando a parceria com o Movimento na luta contra os grandes empreendimentos na região.
A íntegra.