quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Socorro! O Grande Irmão chegou às salas de aula!

Nem a ditadura militar fez isso: vigiar alunos dentro de cada sala de aula. Mas as escolas estão fazendo, em plena "democracia"! E as pessoas acham normal. Os alunos protestaram e foram suspensos. Com uma democracia dessa quem precisa de ditadura? O acidente com duas mortes no centro de BH foi filmado por uma dessas câmaras de vigilância. E daí? Impediu o acidente? Impediu as mortes? Não, só serve para apareceer na televisão e na internet, como parte desse mundo em que tudo agora é filmado e exposto para que todos vejam. Filmar é preciso, viver não é preciso... Começa em São Paulo "primeiro mundo" protofascista e logo o País inteiro copia. (O texto da Folha parece telegrama, mas é matéria mesmo.)

Da Folha de S. Paulo.  
Alunos do Rio Branco são suspensos após protesto contra câmaras na sala  
Fábio Takahashi e Bruno Benevides
Um dos mais tradicionais colégios de São Paulo, o Rio Branco decidiu instalar câmaras de segurança dentro das salas de aula, o que causou protesto dos estudantes -- 107 deles foram suspensos.
A direção da escola, localizada em Higienópolis (centro), diz que pretende aumentar a segurança na instituição.
E, indiretamente, melhorar a disciplina das turmas.
A escola foi fundada em 1946 e cobra mensalidades de R$ 1.900 no ensino médio.
Os estudantes não foram avisados da mudança e dizem que ficaram assustados com os equipamentos. E afirmam que protestaram porque não receberam explicações.
Anteontem, após notarem as câmaras, estudantes do ensino médio decidiram ficar sentados no pátio, até que a diretora se manifestasse -- o que não ocorreu.
Depois, os pais de 107 estudantes foram informados que os alunos haviam sido suspensos por um dia. "Ficamos assustados com as câmaras, ninguém explicou o motivo. Mas o pior foi a suspensão e a falta de diálogo", disse um estudante, que não quis se identificar.
A instalação das câmaras e a suspensão dividiu a opinião dos educadores ouvidos pela Folha.
A íntegra.

Do Blog do Sakamoto.
Sorria! Você está sendo desrespeitado em sala de aula
Leonardo Sakamoto
Vivemos numa sociedade vigiada. Isso não é novidade.
Sob a justificativa da segurança – interna e externa – plantamos câmaras em qualquer lugar, rifando nossa liberdade individual. Equipamentos que, no final das contas, acabam sendo usados para tantas outras finalidades que a razão inicial de termos os colocado acaba esquecida.
A paranoia da segurança vai eleger prefeitos que apresentam discursos que beiram o fascismo em todo o país. Muitos deles prometeram a instalação de câmaras em todos os cantos. Outros, que buscam a reeleição, propagandeiam aos quatro ventos que colocaram esses aparelhinhos, tidos como panaceia para os problemas da urbe. Podem até ser úteis em determinados casos, mas geram uma falsa sensação de segurança em outros.
Sorria! Não porque você está sendo gravado. Mas pelo fato de que, assim como a ignorância, a autoenganação também é um lugar quentinho.
A íntegra.