segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Os prefeitos "tocadores de obras"

Parece o Lacerda, mas não é. É o prefeito (PDT) de Porto Alegre, também candidato à reeleição. É bom desconfiar. Obra é sinônimo de empreiteira, que é sinônimo de superfaturamento, que é sinônimo de caixa 2... Não tem nada a ver com boa administração, muito antes pelo contrário, mas engana, porque gera intensa propaganda. As consequências só são vistas depois.

Do blog Somos andando.
Porto Alegre precisa de planejamento, não só de "obra, obra, obra"
Já viu aquela propaganda que diz que o "Fortunati é um prefeito de obra, obra e obra"? Já pensou a respeito?
Governar não é simplesmente fazer obra, como quer fazer crer o atual prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição. Obra, na verdade, qualquer um faz.
Não é que não devamos fazê-las. Há muitas obras importantes, extremamente necessárias. Mas elas são consequência de um planejamento urbano, de pensar a cidade a longo prazo, em toda a sua complexidade. "Fazer obras" não é programa de governo. Simplesmente "fazer obras" não exige grande conhecimento sobre a cidade e não necessariamente traz resultados positivos pra sua população.
Elas têm que estar previstas em um programa de governo, mas não ser o seu centro. Fazer obras só pra fazer não significa nada. Temos que pensar em fazê-las para atingir algum objetivo, como diminuir as chances de alagamento, melhorar a mobilidade etc.
A íntegra.