R$ 608 milhões. Foi quanto o governo Serra deu aos "grandes" veículos paulistas. Será que foi para a imprensa "votar" com ele? Seria o "mensalão da imprensa", com agência de Rodrigo Marcos Valério Gonzales intermediando? O procurador da República vai investigar e o STF vai julgar? Por que o que governos petistas fazem vira escândalo e o que governos tucanos fazem, não?
Da Agência Carta Maior.
Serra deu uma mega-sena por mês à mídia demotucana
Por Saul Leblon
Na campanha presidencial de 2010, Serra deu R$17,6 milhões por mês ao dispositivo midiático demotucano para veicular publicidade do governo de São Paulo. É como se o tucano transferisse 980 salários mínimos por dia (40 salários por hora), uma Mega-Sena por mês (a deste sábado é de R$ 17 milhões) aos veículos que o apóiam.
Durante a gestão Serra em SP (2007/2011), o governo do Estado transferiu R$ 608,9 milhões à mídia 'isenta' para comprar espaço publicitário. Significa que Serra, sozinho, repassou aos veículos que formam o dispositivo midiático conservador um valor equivalente a 30% dos gastos totais com publicidade do governo federal no mesmo período. Os valores absolutos foram publicados pela Folha deste sábado.
O auge da generosidade tucana foi no ciclo eleitoral de 2009/2010:R$ 246 milhões. A Globo foi a mais aquinhoada na gestão Serra: R$ 210 milhões, 50% do total destinado a TV, embora sua fatia na audiência seja declinante no período: caiu de 41% para 38% do total. Serra destinou às TVs religiosas mais recursos do que à TV Cultura, cuja audiência é superior. A empresa de publicidade que intermediou a maioria dos contratos, ficando com 20% de comissão -- como acontecia com o Valerioduto -- foi a 'Lua', cujo proprietário é Rodrigo Gonzales. Rodrigo vem a ser filho do publicitário Luiz Gonzales, o marqueteiro de Serra e Alckmin, que fez a campanha presidencial do tucano em 2010 e comanda a atual, à prefeitura de SP. A agência Lua também tem a conta publicitária da Dersa e do programa Nota Fiscal Paulista. (valores divulgados pela Folha; 15-9)