segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O PT moralista

Este comentário ajuda a entender por que uma parte da classe média se virou contra Lula. Na verdade, ela não "virou": ela era moralista antes e continua sendo hoje, só que se identificava com o PT oposicionista, que abraçava a bandeira moralista; quando o PT se tornou governo foi vítima da mesma bandeira, usada com muito mais ênfase e muito menos escrúpulos pela velha imprensa direitista para atingir Lula. A (velha) classe média moralista se sentiu traída e ficou ainda mais revoltada.

Do Luís Nassif Online.
O radicalismo do PT antes de 2002
Por Marcuses 
Comentário ao post "Os caminhos do radicalismo pós-Serra"
Prezado Nassif,
Apesar de achar que Lula foi um dos maiores presidentes que o Brasil já teve, ao lado de Getúlio e Juscelino, não esqueço o radicalismo do PT antes de 2002.
O impeachment era uma palavra de ordem constante na militância petista, que queria porque queria derrubar FHC. O "Fora FHC" era o seu lema permanente.
As críticas ácidas de Lula, de Dirceu e dos demais integrantes do partido a 'tudo isso que está aí' gerou um clima permanente de revolta, que levou muitos a acreditarem que o PT iria acabar com a bandalheira, com a corrupção etc. Até o Paralamas do Sucesso fez uma música falando dos "trezentos picaretas" que haviam no Congresso, denunciados por Lula. O denuncismo e o discurso moralista anti-corrupção sempre foram parte da plataforma do PT.
A íntegra.