segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Medo do Zé Dirceu

Texto de 2004 continua atual.

Do blog Escrevinhador.
Quem tem medo do Zé Dirceu?
Izaías Almada, Caros Amigos
20 de fevereiro, 2004
Há mais ou menos quinze anos, estava eu numa festa de classe média emergente, na noite em que a televisão apresentava nos seus vários telejornais o ridículo espetáculo dos sequestradores do empresário Abílio Diniz, vestidos com camisetas do PT, quando alguém ao meu lado comentou: "imagina se o Lula ganha as eleições! Vamos ter que dividir nossas casas e apartamentos com favelados e essa gente da periferia…"
Mas o Lula e o PT não venceram aquelas eleições de '89. Com o apoio do jornalismo da Rede Globo de Roberto Marinho, o então "caçador de marajás", soube manipular a opinião pública no debate final entre os candidatos e sacou do seu invejável currículo de honestidade e integridade o episódio de Miriam Cordeiro. Foi o que se viu. O país ingressou numa fase de "modernidade", suas elites ansiosas por pertencerem ao primeiro mundo apostaram no menino bonito das Alagoas que, orgulhoso demais, acabou por não entender o recado. Uma denúncia, uma matéria numa revista semanal e a própria rede Globo aliada aos grandes jornais do país resolveu logo a questão. A elite já tinha um candidato mais confiável para a próxima eleição.
Tal candidato, formado nos laboratórios da universidade brasileira, conhecedor do terreno em que pisava e sabendo exatamente para o que seria eleito, comprou votos para aumentar o seu próprio mandato e sucatear o país para o grande capital internacional, isto é, tentou encurtar o acesso do Brasil ao primeiro mundo, com a farra das privatizações e institucionalizando a "modernidade" da terceirização. O país caminhava a passos largos para o futuro, embora muitos se envergonhassem de apresentar o passaporte brasileiro nas suas viagens de turismo ou negócios.
Entretanto, o PT venceu as últimas eleições e o mundo não desabou.
A íntegra.