sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pingue-pongue. Pingue: PIB não cresce

É a crise internacional do capitalismo. 

Da BBC Brasil. 
PIB frustra expectativas e cresce 0,6% no 3º trimestre
João Fellet
Dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a economia brasileira cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período anterior, frustrando expectativas de que os vários estímulos adotados pelo governo federal neste ano surtissem efeitos mais profundos.
Na comparação com o mesmo trimestre de 2011, a expansão foi um pouco maior, de 0,9%.
FMI rebaixa previsão de crescimento da economia mundial; Brasil crescerá menos
Mercado eleva previsão de inflação em 2012 e reduz a de 2013
Os únicos destaques positivos na relação entre o terceiro e o segundo trimestres deste ano foram o setor agropecuário, com crescimento de 2,5%, e a indústria, com 1,1%. O setor de serviços encerrou o período em estagnação.
Quanto à demanda, os investimentos, considerados fundamentais para que o país obtenha um ciclo de crescimento mais duradouro, caíram 2%, sua quinta redução consecutiva. Houve, porém, aumento de 0,9% no consumo das famílias.
As exportações cresceram 0,2%, ao passo que as importações, descontadas do cálculo do PIB, caíram 6,5%.
A maioria das consultorias e instituições financeiras esperava que o PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país) crescesse em torno de 1,2% no terceiro trimestre, reagindo às ações do governo federal para aquecer a economia.
A íntegra.