quinta-feira, 17 de abril de 2014

Outra Terra

O mais impressionante é a loucura dos americanos: ao mesmo tempo em que destroem a Terra que existe, na qual vivemos e da qual nos originamos, ficam procurando outro planeta igual no cosmo afora.
Acharam este, a 500 anos-luz.

Do Jornal GGN.
Descoberto primeiro planeta "igual" à Terra na constelação de Cisne
A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) anunciou, nesta quarta-feira (17), a descoberta do primeiro exoplaneta do tamanho da Terra, orbitando dentro da chamada zona habitável de uma estrela e que pode conter água em estado líquido em sua superfície. A descoberta foi confirmada por observações de dois observatórios diferentes, o WM Keck e Gemini. A descoberta inicial havia sido feita pelo telescópio espacial Kepler, da própria Nasa, e por outros telescópios em terra. Há outros quatro planetas orbitando a estrela em questão.
Não se trata do primeiro exoplaneta descoberto, nem mesmo orbitando na zona habitável de uma estrela – área onde a quantidade de luz e radiação recebida é ideal para o surgimento da vida –, mas, de acordo com a agência espacial, é o primeiro caso em que o corpo celeste tem o mesmo tamanho da Terra e com alta probabilidade de possuir água em estado líquido por sua localização em relação ao astro.
"O que torna esta descoberta particularmente interessante é que este planeta, do tamanho da Terra, um dos cinco orbitando esta estrela que é mais fria do que o Sol, reside em uma região de clima temperado, onde a água poderia existir na forma líquida", afirma Elisa Quintana, do Instituto Seti e da Nasa, que liderou o estudo publicado na edição atual da revista Science.
A íntegra.