sábado, 2 de junho de 2012

Facebook: as razões da desconfiança

Como pode um blog valer bilhões de dólares? O que o FB vende? Nós.

Da CartaCapital.
Mark has a problem
Por Felipe Marra Mendonça
A ideia de um smartphone criado e desenvolvido pelo Facebook pode não ser muito palatável para a maioria dos consumidores. Mas pode também ser parte de uma boa estratégia para melhorar a situação da companhia, após o desastre da sua primeira oferta de ações no dia 18. Segundo o New York Times, a companhia começou a contratar engenheiros que trabalharam nas equipes da Apple, responsáveis pelo iPhone e pelo iPad, para começar a projetar o seu próprio smartphone. O Facebook não confirmou a notícia, mas também não a negou. O que o Facebook pretende com uma plataforma móvel própria? Busca resolver parte das dúvidas que acometeram investidores e clientes, a principal delas relacionada à capacidade da companhia de aumentar as suas receitas. Pouco antes da oferta inicial, a General Motors decidiu retirar seus anúncios do Facebook, sob o argumento de que a “efetividade” desses era muito baixa, poucos usuários clicavam nos anúncios oferecidos. A GM gastava 10 milhões de dólares em anúncios na rede social, segundo o jornal especializado Advertising Age. Em termos financeiros, não é nenhum problema para o Facebook, que arrecadou cerca de 3,7 bilhões no ano. Mas é um problema enorme em termos de confiança. Se os seus clientes não acreditam no produto, os investidores podem logo seguir o mesmo raciocínio e os seus quase 1 bilhão de usuários podem não valer nada.
A íntegra.