sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sustentabilidade e mercado

A grande contradição da sustentabilidade é a mesma do capitalismo: deixar que o mercado -- que criou os desastres ambientais -- a adote.

Da Agência Carta Maior.
Mercado de carbono não vai salvar o capitalismo, diz economista
Rodrigo Otávio
"Não! Não é possível. O mercado de carbono não vai resolver, ele está falhando", afirmou Patrick Bond, professor de economia da universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul, em resposta à pergunta se o próprio capitalismo reverteria a crise financeira e ambiental que fecundou, principal tema colocado durante sua palestra "A Economia Política do Mercado de Carbono". A palestra foi realizada na quinta-feira (7/6/12), no XVII Encontro Nacional de Economia Política, que acontece até sexta-feira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apesar da greve nacional das instituições federais de ensino superior.
Bond é taxativo ao descreditar os certificados negociáveis de empresas que reduziram suas emissões de gases poluentes como espaço regenarativo de mais produção, consumo e negócios. "Para mim esse é o tipo de pergunta que devemos fazer quando queremos relativizar os problemas do capitalismo: 'será que isso resolve o problema da produção?'. Usar a lógica de internalizar as externalidades não dá certo. O capitalismo não será bem sucedido em resolver um problema causado para o mercado com o mercado", afirma.
A íntegra.