sexta-feira, 29 de junho de 2012

Intolerância, homofobia e Maria da Penha

Duas notícias correlatas. O noticiário anda cheio de demonstrações de intolerância. Este caso dos irmãos gêmeos é especialmente tocante. Tramita no Congresso um projeto de lei contra homofobia, talvez tão urgente quanto era a Lei Maria da Penha, que vigora há quase seis anos e está punindo com rigor a violência doméstica contra a mulher.

Do blog Pragmatismo Político. 
Homofobia: Irmãos se abraçam e são espancados por 8 homens; um morreu
José Leonardo da Silva, 22 anos, não imaginava que o gesto inocente de caminhar abraçado com seu irmão gêmeo, José Leandro, despertaria a ira de outros homens. Os gêmeos foram espancados por cerca de oito pessoas na madrugada do último domingo (24/6/12) quando voltavam do Camaforró, na cidade de Camaçari (Grande Salvador). Leonardo morreu no local ao receber várias pedradas na cabeça, enquanto Leandro foi levado ao Hospital Geral de Camaçari com um afundamento na face, mas já recebeu alta.
Os agressores, que não tinham passagem na polícia, foram presos no mesmo dia do crime e estão custodiados na 18ª Delegacia (Camaçari). Segundo a delegada da 18ª DT, Maria Tereza Santos Silva, trata-se de um crime de homofobia. "Pensaram que eles fossem um casal homossexual. Os agressores e as vítimas não se conheciam e não tiveram nenhuma briga anterior, por isso acho que a motivação seja a homofobia", explica.
A íntegra. 
 
Do Último Segundo.
A um dia da convenção, PT quer Maria da Penha para vice em Fortaleza
Daniel Aderaldo, 29/6/2012
A um dia da convenção partidária que irá oficializar a candidatura de Elmano de Freitas à prefeitura de Fortaleza, o PT ainda não confirmou quem será o vice na chapa e quer emplacar a militante Maria da Penha Maia Fernandes. A farmacêutica e bioquímica cearense Maria da Penha deu nome à lei sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornando mais rigorosas as punições contra quem agride mulheres. A militante se tornou símbolo da luta contra esse tipo violência.
A íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.