quinta-feira, 21 de junho de 2012

"Agronegócio é a mentira do Brasil"

"Reforma agrária gera emprego e renda, agrotóxico mata." Um protesto de agricultores contra o agronegócio na Rio+20.

Da Agência Carta Maior. 
Via Campesina protesta contra 'casa do agronegócio' na Rio+20  
Por Vinicius Mansur
Manifestantes organizados pela Via Campesina Internacional realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (21/6/12) dentro do AgroBrasil, espaço preparado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para a Rio+20.
Por volta das 11h30, um coro de vozes, que diziam "o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo", tomou conta de um dos salões do AgroBrasil e deu início à abertura de faixas e a distribuição de cartazes com mensagens críticas ao agronegócio.
Em poucos minutos, centenas de manifestantes ocuparam o espaço, e uma enorme maquete, que simulava um latifúndio moderno, foi coberta por cartazes que diziam "Reforma agrária gera emprego e alimentos saudáveis. Agrotóxico mata". Em forma de samba, os militantes da via campesina cantaram:
"Comida ruim ninguém aguenta, é a Syngenta.
É veneno em todo canto, é a Monsanto.
Mata gente e mata rio, é a Cargil.
Agronegócio, a mentira do Brasil." 
O espaço AgroBrasil é organizado pela CNA no Pier Mauá, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Monsanto, frigorífico JBS, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A íntegra.