segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A Wikipédia é confiável?

A internet ainda desperta muita desconfiança, muita gente diz que não se pode confiar no que se lê ou vê nela. É uma desconfiança curiosa, porque, em grande parte, a informação disponível na internet é muito mais confiável do que a que se recebe das televisões, revistas e jornais.
Isso porque a internet é muito mais democrática, múltipla, aberta a todos. Se há informações mentirosas, há também informações verdadeiras; se há um lado dizendo uma coisa, há outros discordando, de forma que, com discernimento, todo indivíduo inteligente pode perceber no que confiar e escolher. Ao contrário do que acontece com televisões, rádios, jornais e revistas, controlados por poucas empresas e que repetem sempre a mesma cantilena, com os mesmos pontos de vista, o mesmo discurso, a mesma ideologia, a mesma posição política.

Na Wikipédia, no entanto, acontece coisa diferente.
A Wikipédia é uma iniciativa fantástica, que pretende construir uma enciclopédia mundial de forma colaborativa. Em pouco tempo se tornou fonte de estudantes, pesquisadores, jornalistas e curiosos. No entanto, no que se refere a assuntos polêmicos, principalmente políticos, não é confiável.
No Brasil, artigos e biografias que tratam de assuntos políticos são manipulados por pessoas que não respeitam o caráter da Wikipédia e a transformam em instrumento de propaganda. O resultado são verbetes tendenciosos, laudatórios ou difamatórios, conforme o interesse.
O pior é que, contrariando a inspiração da Wikipédia, não admitem colaboração, são artigos fechados, com donos.
Prejudicam o projeto da Wikipédia e não são confiáveis.