É assim que a imprensa da Europa, da qual a classe média brasileira tanto gosta, vê a disputa no Brasil, hoje.
Matérias assim nunca saíram na imprensa mineira e seriam censuradas no Brasil, caso o tucano fosse presidente.
Da BBC Brasil.
Imprensa internacional destaca disputa de 'austera x playboy'
O jornal Sunday Telegraph diz que a "Presidência de (Dilma) Rousseff está no fio da navalha" e diz que a presidente disputa uma "batalha por sua vida" para ser reeleita, diante da desaceleração da economia e escândalos de corrupção.
Já o jornal Sunday Times tem o foco principal em Aécio, e diz que as chances do tucano podem esbarrar no seu "passado playboy". "Sua reputação como amigo dos ricos pode ter arruinado suas chances de ser eleito presidente após a eleição mais disputada em anos".
A reportagem diz que Aécio é famoso pelo "seu estilo de vida de playboy, voando todos os fins de semana para o Rio de Janeiro, onde foi fotografado em festas deslumbrantes com modelos e atrizes" e cita que, atualmente, o candidato tem uma "imagem de família".
O jornal fala também que "Aécio tentou, em vão, durante a campanha proibir que sites de pesquisas na internet exibissem páginas de reportagens sobre seu suposto uso de drogas e mau uso de dinheiro público".
O financeiro Financial Times, na sua edição de fim de semana, disse que a eleição colocou "ricos contra pobres e áreas rurais contra cidades em uma guerra de classes".
Segundo o jornal, "as políticas e a campanha (de Dilma) dividiram o país... destacando as grandes desigualdades do Brasil".
A reportagem destaca a vantagem numérica de Dilma nas pesquisas, mas, citando analistas, diz que um eventual segundo mandato será de desafios.
"Apesar do desejo de brasileiros por mudança não ser suficiente para tirar Dilma do cargo, lidar com isso será o maior desafio nos próximos quatro anos".
A íntegra.