domingo, 12 de outubro de 2014

Universidade pública apóia Dilma

Do portal Vermelho.
Manifesto da Universidade Pública apoia reeleição de Dilma
Estudantes, técnicos e professores do ensino superior público brasileiro e demais profissionais divulgaram abaixo-assinado declarando apoio à reeleição de Dilma Rousseff para o cargo de presidenta do Brasil. No texto, os profissionais do setor educacional ainda conclama "toda a sociedade brasileira a unir esforços em defesa do fortalecimento da universidade pública e de todas as transformações sociais realizadas em prol de uma sociedade menos excludente e mais justa".
No texto, eles avaliam que até 2002, antes da primeira eleição de Lula à Presidência da República, "assistimos a uma estagnação do ensino superior público no Brasil e constantes ameaças de privatização das Universidades Federais. O renascimento das Universidades Federais ocorreu com a eleição do presidente Lula, que implementou uma nova política educacional".
A política de fortalecimento do ensino superior público teve continuidade no mandato da presidente Dilma com a valorização da carreira universitária, o aumento do número de bolsas para a pós-graduação, a criação do programa "Ciência Sem Fronteiras" e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, além da continuidade e ampliação da oferta de bolsas para acadêmicos e mais verbas para projetos de ensino, pesquisa e extensão, juntamente com vários outros programas de incentivo à inserção e permanência do jovem na universidade.
Os profissionais de educação ainda registram, nos últimos 12 anos, a expansão e a interiorização das universidades públicas, com a criação de mais 173 campi e 18 novas universidades, tendo sido atendidas mais de 237 cidades do interior do país.
A íntegra.