segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O governo dos ricos -- na Grécia

Quem leva o país à crise econômica são os mesmos que lucram com a ela e que controlam o governo. E não agem, claro, contra eles mesmos. E escondem informações da população. E prendem jornalista que informa. Foram os gregos que inventaram a palavra plutocracia.

Do Opera Mundi.
Grécia detém jornalista que divulgou lista de compatriotas com contas ilegais na Suíça
Ex-ministro das Finanças admitiu que governo não agiu por medo de enfrentar elites
Um jornalista grego foi detido neste domingo (28/10) por ter revelado os nomes de mais de dois mil membros da elite financeira e política do país que possuem contas bancárias ilegais na Suíça. As autoridades gregas ainda entraram com processo contra Kostas Vaxevanis por violação de privacidade.
A lista, publicada na última edição da revista Hot Doc, foi entregue ao governo do país há dois anos pela então ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, mas ainda era desconhecida do grande público. O documento mostra que 2.059 gregos sonegaram mais de 1,5 bilhão de dólares em impostos e enviaram ilegalmente elevadas somas ao país europeu.
O editor acusou as autoridades de não tomarem nenhuma providência frente ao crime financeiro em plena crise econômica. "Se alguém deve prestar contas perante a lei são aqueles ministros que esconderam a lista e disseram que ela não existe. Só fiz o meu trabalho. Sou jornalista e fiz o meu trabalho", disse Vaxevanis em vídeo enviado para a agência de notícias Reuters.
O Ministério Público se defendeu das acusações e afirmou que a revista não respeitou a legislação de informações pessoais. "Não há provas de que as pessoas ou empresas incluídas na lista tenham violado a lei. Não há provas de que eles violaram a lei de sonegação de impostos ou lavagem de dinheiro", disse um oficial.
A íntegra.