quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PT belo-horizontino: em vez de harakiri, autoflagelo em praça pública



Do portal iG. (Foto Agência Estado.)
Petista leva 40 chibatadas para protestar contra demissões
Número de chibatadas foi escolhido porque é o da legenda do prefeito de BH. Na semana passada, Lacerda exonerou funcionários do PT

Denise Motta
Um funcionário do gabinete do vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho (PT), protagonizou hoje uma cena inusitada no coração de Belo Horizonte, a Praça Sete de Setembro. Francisco Maciel se amarrou ao obelisco da praça, conhecido como Pirulito da Praça Sete, e levou 40 chibatadas. O protesto ocorreu por conta das demissões de 17 comissionados do gabinete de Carvalho, no final da última semana.
A íntegra.

Do Estado de Minas.
Funcionário da PBH recebe 40 chibatadas em protesto contra demissões em gabinete
O desgaste entre o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), e o vice-prefeito, Roberto Carvalho (PT), causado pela exoneração de 17 assessores da vice-prefeitura no último dia 3 deste mês, provocou reações de lideranças e militantes do PT. Na tarde desta terça-feira, o assistente administrativo da prefeitura Francisco Maciel, fez um protesto no Centro da Capital. Para se solidarizar com os funcionários exonerados e fazer mea culpapor ter participado ativamente das eleições de Lacerda, Maciel levou 40 chibatadas para registrar seu protesto. Francisco de Assis Maciel, conhecido como Chiquinho Maciel, é funcionário concursado da Secretaria Municipal de Planejamento e trabalhava junto com os servidores que foram exonerados do gabinete do vice-prefeito. "Estou usando esse momento para fazer um resgate do militante político. Eu resolvi ouvir meu coração, que estava muito angustiado diante da covardia contra 17 valorosos trabalhadores que foram demitidos por questões políticas", afirmou. Ele classificou a ação da prefeitura como "fora dos padrões". "É inadmissível que uma administração pública não se paute pela democracia e pelo diálogo em pleno século XXI", disse. O funcionário também afirmou que se sente culpado pela eleição de Márcio Lacerda, já que em 2008 esteve presente ativamente na campanha. "Eu estou fazendo um mea culpa por ter participado da campanha do atual prefeito. Na época, eu fui um dos coordenadores de mobilização da campanha do Márcio." Para Maciel, o protesto desta tarde é carregado de símbolos. A manifestação foi agendada para as 13h40. Segundo ele, o 13 simboliza o número de seu partido, o PT, e o 40 é o número da legenda do PSB, partido de Lacerda.

Do jornal O Tempo.
Petistas aliados de Lacerda já sabiam das exonerações
O ministro petista Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), e o presidente do PT em Minas, deputado federal Reginaldo Lopes, sabiam que o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), exoneraria 17 dos 22 servidores que ocupavam cargos de confiança no gabinete do vice, Roberto Carvalho. A informação foi confirmada por um funcionário do alto escalão da prefeitura, que pediu para não ser identificado. Para justificar as demissões, o Executivo emitiu nota oficial na semana passada alegando inchaço no setor e informando que os trabalhadores "não estavam cumprindo suas funções em consonância com as diretrizes da administração municipal". O real motivo, porém, é a disputa política entre Lacerda e Carvalho. Enquanto o socialista desenha uma mega-aliança unindo PT e PSDB em torno de sua reeleição, o petista mobiliza o diretório municipal para fazer resistência.
ManifestaçãoEstá marcado para o fim da tarde de amanhã, na sede do PT municipal, um ato de desagravo ao prefeito Marcio Lacerda. Além de petistas, membros do PMDB e do PDT devem participar.
Atendimento é paralisado
Os funcionários que permanecem trabalhando com o vice-prefeito Roberto Carvalho dizem já sentir os efeitos do corte de pessoal. "Com certeza o nosso trabalho está comprometido. Quem trabalha aqui (na prefeitura) sabe que esse escritório é um dos mais movimentados", afirmou a chefe do gabinete, Palowa Mendes. Segundo ela, são realizados diariamente, em média, 80 atendimentos a moradores e representantes de vários segmentos da sociedade. Um funcionário concursado, que pediu anonimato, foi mais enfático: "Ele (o prefeito) desmontou, acabou com a vice-prefeitura. Todas as ações que o gabinete vinha tocando estão totalmente comprometidas". Além do corte de pessoal, o escritório passou também por uma redução física. Segundo a chefe de gabinete, o espaço destinado ao vice, de agora em diante, será 60% menor. "Passamos a ter apenas duas salas", revelou.
Partido dará assessoria jurídica
Os 17 trabalhadores demitidos poderão contar com a assessoria jurídica do PT de Belo Horizonte caso decidam acionar a Justiça contra o prefeito Márcio Lacerda. Alguns dos exonerados são filiados ao PT. Segundo um dos funcionários demitidos, que pediu para não ser identificado, "o sentimento de revolta e indignação é geral", o que reforça a possibilidade de uma ação por calúnia e difamação. "Não é pelo cargo, mas pela forma como fomos tratados. Ninguém era fantoche. Quem nomeia pode exonerar, mas não pode difamar. Eu não ocupava um cargo sem estar habilitado", disse, destacando que possui nível superior. Outro servidor demitido ressaltou que todos foram surpreendidos com a medida. "Tenho duas filhas na escola e pago com o fruto do meu trabalho. Não houve nenhum aviso, e não temos seguro-desemprego, FGTS, nada".
A íntegra.