quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sobre segurança pública, blogs, polícias e desafios

A surpreendente repercussão (número de leituras e comentários) do meu post "Preocupação do brasileiro com segurança é medo da polícia" me fez pensar num fenômeno que eu já conhecia, mas ao qual não tinha dado atenção: o elevado número de blogs assinados por militares e policiais. A ideia do post é simples e notória: o brasileiro tem medo da polícia, que é prepotente e não entende que existe para servir a população e não para intimidá-la, comportamento que vem desde a ditadura militar. Identifiquei a origem de tanta leitura: o "'Blog da Renata", "criado para profissionais de segurança pública". Na primeira espiada vi que o blog publica todo tipo de notícia referente a polícias, segurança e militares, usando mecanismo de busca que reproduz título, lide e link capturados em endereços da internet. Deduzo que foi assim que chegou ao meu post. É uma forma simples e eficaz de se produzir um jornal na web, embora jornalistas profissionais não tenham compreendido isso. A "Renata" compreendeu, e produz um blog que, no momento em que o visitei, já possuía a impressionante marca de 10 milhões de visualizações no período de apenas um ano e cinco meses! Muitas das suas fontes, além do noticiário da velha imprensa, vêm de blogs. E como existem blogs produzidos por soldados, cabos, policiais civis e até oficiais militares! Os textos desses blogs revelam a preocupação com o cotidiano dos policiais, os riscos que correm no exercício da profissão e a forma como são vistos pela sociedade, mas também uma intensa atividade sindical. Não é à toa que várias greves de polícias estão pipocando País afora. Talvez por serem tão exigidos numa sociedade desigual e violenta e tão presentes no noticiário da velha imprensa, policiais militares e civis demonstram mais consciência social do que outros trabalhadores. Fato, aliás, que se verifica também na representação política parlamentar: Minas Gerais, por exemplo, tem vários deputados e vereadores provenientes das polícias civil e militar -- quantos, em contrapartida, vêm da classe operária? E olha que o Brasil é governado pelo Partido dos Trabalhadores há nove anos! O desafio das polícias e das suas representações, sejam parlamentares, sejam sindicais ou mesmo em blogs, como de resto é o desafio de qualquer categoria profissional, é serem capazes de ver além dos interesses corporativos, pensando o País como um todo e a democracia como ordem social em que todos são iguais e o poder emerge do povo.

PS: "Renata" me informa, em comentário, que também escreve matérias e que responde a seis processos por isso. Liberdade de expressão no Brasil continua um tabu. Não falo nem de liberdade de imprensa, de denúncias contra autoridades e coisas do tipo, mas da mais elementar liberdade de expressar opiniões, comum em países de tradição democrática. Não temos maturidade para receber críticas e debater opiniões, tratamos críticas a instituições como ofensas pessoais, e com facilidade cruzamos o limite do respeito, inferindo coisas que não sabemos e, aí sim, ofendendo, como se vê no outro comentário também publicado abaixo. Em vez de discordar do que eu escrevi e argumentar, "Cabo Fernando" disse que não sou sério, que meu texto foi infeliz, que eu sou do PT e outras bobagens. E ainda me chamou de "amigo"... Imagina se me considerasse "inimigo".

PS2: Outro comentário expõe confusamente algumas opiniões várias vezes escritas aqui neste blog, não sem antes ofender o blogueiro. Publico o comentário porque ilustra mais uma vez o que eu disse sobre a falta de maturidade para se discutir ideias e porque pode contribuir para o debate, apesar de tudo. Embora o tom desses comentários seja "não se meta a falar da polícia". Ele faz também uma estranha alusão a um asterisco junto ao meu nome. No meio de tudo isso uma coisa boa: o contato simpático e educado da ex-policial Renata
(CORREÇÃO: esposa de policial), que faz um interessante trabalho jornalístico no seu blog.