quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sem catracas na Suécia

"Andar de ônibus ou trem deve ser gratuito como andar nos passeios públicos", pregam os suecos. Na Belo Horizonte de Lacerda contramão da história, transporte público é péssimo e caríssimo e os passeios, praças e parques estão sendo fechados para exploração em "eventos patrocinados".

Do Opera Mundi.
Movimento sueco luta há mais de uma década por transporte público gratuito 
"Para quem são construídas as cidades?". É com esta simples pergunta que os membros do grupo Planka têm promovido a discussão da mobilidade urbana no mundo há mais de uma década. O movimento foi fundado em 2001 pela SUF (Federação da Juventude Anarcosindicalista da Suécia, na sigla em sueco), em resposta ao aumento da passagem do transporte público de Estocolmo, a capital do país.
O grupo defende que o custo da utilização do transporte público deveria estar embutido nos impostos pagos pelos cidadãos, de acordo com a sua renda, em vez de um valor fixo para todos. "As passagens deveriam ser como as calçadas – pagas por todos e de uso gratuito", diz a página web do grupo.
"Nós queríamos fazer alguma coisa concreta que fosse além da pura dissidência", explica a Opera Mundi Christian Tengblad, um dos membros do coletivo. "Nestes anos de atuação, conseguimos que muitas pessoas economizassem com transporte e forçamos um debate em torno das tarifas e da mobilidade no espaço público."
O Planka atua defendendo o não pagamento das passagens no transporte público, saltando as catracas ou simplesmente embarcando nos ônibus e bondes sem pagar. Caso apareça um controlador, a multa é paga pelo movimento se a pessoa multada for um membro do grupo. Para se associar, paga-se uma mensalidade de 100 coroas suecas (R$ 33), que financia todas as atividades do Planka.
A íntegra.